SEPARAR-SE DESTE MUNDO PARA REINAR NO MUNDO QUE HÁ DE VIR

14-01-2013 15:38

     Deus tem hoje uma grande necessidade de preparar pessoas para governar o mundo que há de vir. Conforme Hebreus 2:5, Ele entregará esse governo ao homem e não mais a anjos. Mas não é qualquer tipo de pessoa que poderá compartilhar essa autoridade. Para alcançar Seu objetivo de ter esses governantes, o Senhor mirou no aperfeiçoamento de Seus filhos, para deles fazer pessoas corretas e adequadas para reinar.

As várias situações nos treinam para reinar

     A Bíblia registra a história de José, que, aos dezessete anos, sonhou que reinaria (Gênesis 37:5-9). Treze anos mais tarde, o sonho se realizou (41:42-46). No entanto, até que viesse a reinar, José enfrentou várias circunstâncias que foram importantes para sua formação. Elas o aperfeiçoaram, e seu caráter foi trabalhado até ficar no ponto que Deus queria.

     Davi também foi alguém que, quando jovem, recebeu uma comissão: foi ungido rei (1 Samuel 16:12-13). Mas até que viesse a reinar, ele passou por muitas situações. Foi perseguido por erca de dez anos até assumir o reino de Israel. Durante esse período, Deus trabalhou nele.

     A história de José e a de Davi revelam que, para reinar, primeiramente aproveitar as oportunidades para adquirir experiência. Somente pelo aperfeiçoamento diante das situações por que passamos poderemos nos tornar essas pessoas corretas e aptas a reinar no mundo que há de vir.

O papel da igreja na produção de pessoas corretas e adequadas

     Hoje a igreja tem um papel importante nesse processo de aperfeiçoamento dos que reinarão com Cristo no reino milenar. Podemos dizer que o papel da igreja, nesse contexto, é produzir um povo preparado (Lucas 1:17). Na igreja, tendo um viver de comunhão com os irmãos, somos ajudados a negar a vida da alma (que nos faz tão peculiares e egoístas) e a viver pela vida divina (que foi dada a cada um dos filhos de Deus e nos torna simples e puros), fazendo com que nossa salvação se desenvolva até à maturidade. A igreja também objetiva nos separa de uma sociedade alheia a Deus, a exemplo da igreja em Corinto, que foi separada do mundo para estar com os que de coração puro invocavam o nome do Senhor (1 Coríntios 1:2). A propósito, o nome igreja, em seu radical grego, é ekklesia, cujo significado é assembleia dos chamados, dos convocados.

As sutilezas do "dono" do mundo para prender os cristãos

     Para prender os cristãos no mundo impedindo-os de se tornarem pessoas corretas e adequadas para reinar com Cristo, Satanás utiliza pelo menos três tipos de armadilhas: o pecado, a idolatria e a questão do sustento.

     Com relação ao pecado e à idolatria, muitos cristãos não têm dificuldade para perceber essas armadilhas e, quando as encontram, conseguem vencê-las ou fugir. Mas a terceira, a questão do sustento, podemos dizer que é a mais sutil e a que mais prende cristãos no mundo. Afinal, as razões que levam alguém a se envolver com esse aspecto do mundo quase sempre são boas e importantes sob a perspectiva humana. Quando, porém, lemos em Apocalipse sobre a queda da grande Babilônia no seu aspecto material, ou seja, a parte do mundo relacionada com o sustento, vemos um grande clamor do Senhor ao dizer: "Retirai-vos dela, povo meu" (18:4). Isso significa que, infelizmente, até o final desta era, muitos filhos de Deus ainda estarão enrolados nessa grande armadilha.

O mundo é uma festa

     Muitos filhos de Deus ainda estão presos nesse aspecto do mundo por não verem o mal que isso lhe faz, e por não perceberem que o mundo é uma instituição falida. Nosso objetivo, caro leitor, é fazer com que o mundo de fato é, e assim, saiam o quanto antes de seu domínio para que sirvam a Deus livremente e se preparem para reinar com o Senhor Jesus Cristo no reino milenar que em breve virá.

Algumas verdades sobre o mundo que precisamos saber:

     Concorre com o Senhor (Marcos 4:49).

     Odeia-nos (João 15:18).

     Não somos dele (João 17:16).

     É perverso (Gálatas 1:4).

     Não é digbo de Deus (Hebreus 11:38).

     Coloca-nos contra Deus (Tiago 4:4).

     Jaz no maligno (1 João 5:19).

     Se virmos a condição do mundo, espontaneamente sairemos dele. Talvez você se pergunte, então, como sair. Amado leitor, veja o que Paulo escreveu em 1 Coríntios 7:31-32a: "Os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; pois a aparência deste mundo passa. O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações". Enfim, o que queremos mostrar é que, envolvidos e preocupados com o mundo, não teremos chance de ser aperfeiçoados e nos tornar as pessoas corretas, adequadas e úteis a Deus e que reinarão com Ele na próxima era.