SERVIR EM COMUNHÃO COM OUTROS IRMÃOS

21-01-2013 22:59

     Ao crescer em nós, a vida divina nos mostra que no serviço a Deus não podemos agir isoladamente. Antigamente, éramos individualistas, pois, ao confiar em nossa própria capacidade, nos achávamos autossuficientes. Mas a vida divina tem nos levado ao arrependimento. De fato, devemos perceber que somos membros do mesmo Corpo e membros uns dos outros. Dependemos e precisamos uns dos outros para desempenhar nossa função no Corpo de Cristo.

     Em 1 Coríntios 12:20-22, Paulo nos ensina a esse respeito: "O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem a cabeça aos pés: Não preciso de vós. Pelo contrário, os membros que parecem menos dignos do corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos , revestimos de especial honra".

     Diante dessa palavra, percebemos que quem age sozinho no serviço a Deus ainda não negou a vida da alma. Pelo contrário, quem nega a si mesmo serve ao Senhor em coordenação com os demais irmãos. Aos servirmos ao Senhor, devemos ter bastante comunhão uns com os outros. Isso nos ajuda a minimizar as possibilidades de cometer erros. Não somos infalíveis, mas podemos aprender e ser ajudados quando ouvimos os irmãos com quem servimos. Dessa maneira, somos singidos pelos outros e conduzidos de acordo com o sentimento do Espírito.

     Receber a comunhão e a ajuda que vem de outros membros do Corpo de Cristo é algo que ocorre normalmente quando estamos   dispostos a negar a vida da alma. Mas, quando  somos influenciados pelo ego, temos a tendência de querer que o Senhor exija dos outros o mesmo que Ele exige de nós. Isso ocorreu com Pedro em relação a João, quando perguntou a Jesus: "E quanto a este?" (Jo 21:21).

     Assim como Pedro, nós também temos dificuldade de negar a vida da alma. Hoje o Senhor Jesus, como Filho do Homem, se compadece de nossas fraquezas e nos conhece completamente. Por conhecer nossa necessidade, o Senhor tem insistido em nos falar sobre esse assunto. Não desprezemos essa palavra. Mesmo quem já avançou em sua vida espiritual, ainda pode flhar nesse quesito.

     No Antigo Testamento, vemos o exemplo de Moisés que, ao final de sua vida, cometeu uma falha que o impediu de entrar com o povo de Israel na boa terra de Canaã. Naquela ocasião, influenciado por seu ego, ele irou-se, agiu conforme sua própria vontade, e por não crer no SENHOR, deixou de santificá-Lo perante o povo (Nm 20:10-12).

     De sua experiência e de outros personagens da Bíblia, aprendemos que devemos vigiar e ser sóbrios a todo tempo para andar sempre no espírito e não sermos desqualificados. Caso também erremos, podemos nos arrepender, confessando nossa falha diante do Senhor. Ele é rico em misericórdia, a fim de nos perdoar e nos purificar de toda injustiça!