O CASAMENTO DOS SONHOS... DE DEUS!

 

O Casamento é uma ordenação de Deus

          O Casamento e a família foram instituídos e ordenados por Deus antes mesmo que o pecado entrasse no mundo. Em Gênesis lemos: "Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxilidadora que lhe seja idônea" (Gn 2:18). A origem do casamento não foi acidental, nem foi ele iniciado pelo homem, mas estabelecido e criado por Deus para o cumprimento de Seu propósito eterno.

          No primeiro capítulo de Gênesis vemos que a intenção de Deus ao abençoar o casamento e a família é estabelecer o Seu reino em toda a terra: "E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a, dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo o animal que rasteja pela terra" (v. 28).

          A Bílbia revela que a família é a unidade da salvação de Deus e também a base e o início da vida da igreja (Gn 2:18; 1:28; 2:15; 7:1, 7; Hb 11:7; Êx 10:7-11; 12:3; Lc 19:5-9; At 11:13-14; 16:14-15, 30-24). Contudo Gênesis capítulo três também revela como o inimigo de Deus, o sutil, apareceu e corrompeu o primeiro casal.

          Era após era Satanás tem investido na destruição do casamento e família. Ele leva as pessoas a crer que é normal se separar por qualquer motivo.

          O casamento, porém, é para toda a vida (Mt 19:3-10). Essa é a ordenação de Deus, e quão sério é algúém quebrá-la" "Então respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornado-se os dois uma só carne? De modo que já não mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (vs. 4-6).

          É necessario salvar e preservar a família dessa geração corrompida. Em Hebreus 11:7 vemos que Noé, pela fé, instruído por Deus, "aparelhou uma arca para a salvação de sua casa". A vida da igreja, como essa arca, é o melhor lugar para a sua família ser salva, e a salvação de sua família depende de seu casamento.

          Se cada jovem cristão estiver resolvido a viver de acordo com a reveleção da Palavra, seu casamento será útil para o estabelecimentp do reino de Deus na terra.

 

Isaque e Rebeca

          Com quem irei me casar? Quem será a pessoa que Deus preparou para mim? Certamente essas são perguntas que invadem os pensamentos dos jovens e produzem ansiedade no coração de vários filhos de Deus. Muitos pais também têm a mesma preocupação com seus filhos. Para falar desse assunto, escolhemos a experiência de Isaque e Rebeca, uma linda história de amor que apresenta muitos princípios importantes acerca da escolha de um cônjuge e d eum casamento segundo a vontade de Deus. Nessa história você verá um belo quadro do arranjo de Deus por trás dos cenários da vida humana. Precisamos, porém, primeiramente conhecer quem forma eles, como se conheceram e principalmente qual é o significado da união deles no propósito de Deus.

      

A promessa de Deus

          A história de Deus com o homem se inicia com Adão, mas, por causa de sua falha e das sucessivas falhas de seus descendentes, Deus precisou ter um novo começo. Então apareceu e chamou Abraão em Ur dos caldeus, lugar de muitos ídolos, e disse-lhe para sair dali e de sua parentela a fim de ir para uma terra que lhe mostraria. Por não responder imediatamente ao chamamento de Deus, Abraão foi levado por Tera, seu pai, para Harã. Lá o Senhor apareceu novamente a Abraão e lhe fez uma promessa que incluía fazer dele uma grande nação (At 7:2-4; Gn 11:26-32; 12:1-2). Pela fé, Abraão obedeceu e com Sara, sua esposa, partiu em direção à terra prometida (Hb 11:8).

          Como, porém, Deus faria de Abraão uma grande nação se ele e Sara tinham filhos, já eram avançados e idade e ela era estéril? Sara, então, apresentrou a Abraão uma sugestão, dizendo: "Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela" (Gn 16:2). Abraão aceitou o conselho de Sara, e Ismael foi assim gerado (v. 15). Todavia, após seu nascimento, Deus afastou-se de Abraão e só veio aparecer-lhe treze anos depois, para reafirmar o que lhe havia prometido (15:3-5; 16:16; 17:1-14), pois Ele não desiste de suas promessas (Lc 1:37). Deus naquele momento, reforçou a Abraão que um descendente nasceria, mas não somente dele, e sim também de Sara (Gn 17:15-17). Dessa foram, Sara concedeu e gerou a Isaque (18:10; 21:1-3). Isaque foi o primeiro passo do cumprimento da promessa, mas, para que os passos seguintes se tornassem reais, havia a necessidade de Isaque crescer, casar-se e também gerar filhos.

          Um ambiente familiar saudável

          Logo,que completou oito dias, Isaque foi circuncidado, o que o tornou diferente de todos os meninos da época (v. 4). Com esse ato, cujo significado é cortar fora a carne pecaminosa e o esforço natural, Deus queria que Abraão não mais confiasse em si mesmo, mas dependesse totalmente Dele.

          Isaque, cresceu em um ambiente saudável e estava sendo muito bem cuidado pelos seus pais. A fé de seu pai em Deus aumentava gradualmente (22:1-18), e sua mãe respeitava tanto o esposo que o chamava de senhor enquanto o servia (1 Pe 3:6). Com os anos, Isque e aprendeu através de Abraão lições de fé e esperança e, por meio de Sara, lições de respeito, obediência e submissão. Que jovem se permitiria ser amarrado e colocado num altar para ser imolado, além de ver o pai levantar um cutelo para deferir-lhe um golpe mortal, sem ter uma reação violenta de recusa? Isque o permitiu porque sabia muito bem do amor que seu pai tinha por ele, conhecia todas as suas experiências de fé.

 

A seriedade do casamento

          Isaque cresceu, amadureceu e precisava de uma esposa. Ao perceber essa necessidade, Abraão teve uma atitude: "Era Abraão já idoso, bem avançado em anos; e o SENHOR e tudo o havia abençoado. Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo o que possuía: Põe a mão por baixo da minha coxa, para que  eu te faça jurar pelo SENHOR, Deus do céu e da terra, que não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais habito; mas irás à minha parentela e daí tomarás esposa para Isaque, meu filho" (24:1-4).

          A questão do casamento foi conduzida com bastante seriedade por parte de Abraão. Ele chamou o mais antigo de seus servos, o que mais lhe inspirava confiança e fidelidade, pois não queria passar essa grande responsabilidade, a qualquer pessoa.

          Às vezes tratamos a questão do casamento na vida da igreja e na família de forma muito leviana, e não com a seriedade que merece. Na maioria das vezes não somos tão criteriosos quanto deveríamos. O casamento é um assunto extremamente sério porque envolve os interesses de Deus, o futuro do casal e o futuro daqueles que o cercam. Seu objetivo não é apenas perpetuar o nome da família ou promover a felicidade dos envolvidos, mas, sobretudo, atender as necessidades de Deus.

 

Cautela na hora de escolher o cônjuge

          O que a palavra nos diz sobre essa escolha?

          Em 2 Co 6:14-18; 7:1 lemos: "Não vos ponhais em jugo desigual com os oncrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do deus vivente, como ele próprio disse: Habilitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. [...] Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor a Deus".

          Em geral os incrédulos têm dificuldades de reconhecer seus erros, pedir perdão, como também têm dificuldades de perdoar. Geralmente apresentam uma forte predisposição ao divórcio, pois, não tendo temor a Deus e à Sua Palavra, andam conformea correnteza do mundo, de acordo com o que é muito comum na sociedade (Ef 2:2-3), e geralmente consideram normal a separação.

          Alguns podem imaginar que, para se casar, é suficiente que o outro seja do sexo oposto, bondoso, inteligente, bem aparentado e tenha um bom emprego. A Bíblia, no entanto, nos orienta a ue nosso cônjuge deve vir de nossa "parentela", ou seja, da mesma origem, que deve, portanto, ser regenerado, nascido de Deus como nós. Deve temer a Deus, conhecer Seu propósito, Suas alianças e Seu plano para o casamento. Um incrédulo, por não considerar esses itens importantes, não se preocupará com isso, podendo gerar bastante sofrimento para você. Ele jamais poderá satisfazer os interesses do Senhor e, consequentemente, os seus, a longo prazo.

          Prossigamos na leitura do texto bíblico: "Disse-lhe o servo: Talvez não queira a mulher seguir-me para esta terra; nesse caso, levarei teu filho à terra donde saíste? Respondeu-lhe Abraão: Cautela! Não faças voltar para lá meu filho. O SENHOR, Deus do céu, que me tirou da cas de meu pai e de minha terra natal, e que me falou, e falou, e jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra, ele enviará o seu anjo, que te há de preceder, e tomarás de lá esposa para meu filho. Caso a mulher não queira seguir-te, ficarás desobrigado do teu juramento; entretanto, não levarás para lá meu filho. Com isso, pôs o servo a mão por baixo da coxa de Abraão, seu Senhor, e jurou fazer segundo o resolvido" (Gn 24:5-8).

          O servo perguntou se deveria levar Isaque à terra de onde Abraão saíra, caso a mulher não quisesse acompanhá-lo. A resposta de Abraão foi simples, pronta, direta e sem direito a argumentação, pois Abraão não queria vê-lo naquela terra idólatra.

          Você está procurando alguém para casar-se? Não vá ao mundo procurar ninguém; o Senhor lhe trará essa pessoa. Ore ao Senhor e confie Nele. Não fique com tanta pressa. Ore sem impor condições a Deus. Não use a sua força natural para conseguir o que você quer (Rm 9:16). Você deve buscar a vontade de Deus, a fim de ter um casamento sem traumas e que não venha prejudicá-lo em seu crescimento na vida de Deus e em sua permanência na vida da igreja e na família. Realmente devemos agir com muita cautela perante o Senhor. O casamento é um passo que deve ser dado com muita segurança; não podemos ser levados pelas nossas emoções, pelas aparências e por promessas.

       

Buscar ajuda das pessoas mais maduras

          Entre todos os sentimentos que surgem na emoção dos jovens que estão à procra de uma pessoa para se casar, a paixão é a primeira, que pode ser muito forte e enganosa.

          A paixão é cega. A pessoa apaixonada perde o discernimento, e os princípios espirituais são abandonados. Até mesmo sua oração pode ser inclinada a confirmar o próprio sentimento, e não o de Deus. Assim, o grande princípio da oração: "Faça-se a Tua vontade" é substituído por: "Faça-se a Tua vontade, desde que seja igual à minha". Jovem, naõ decida sozinho com quem irá se casar. Ore bastante, purifique seu coração, busque uma resposta do Senhor. Você deve realmente entregar esse assunto ao Senhor e buscar Sua vontade. Tenha comunhão com seus pais e com os irmãos maus maduros sobre sua escolha.

          Muitos jovens que rejeitaram o princípio da comunhão e tomaram decisões movidos pela emoção ou sob a influência de outros jovens imaturos comprometeram seu futuro e deixaram de servir o Senhor.

          O Senhor de Abraão, depois que compreendeu toda a orientação de seu Senhor, estava pronto para cumprir o juramento. Veja o que o texto diz: "Com isso, pôs o servo a mão por baico da coxa de Abraão, seu senhor, e jurou fazer segundo o resolvido. Tomou o servo dez dos camelos do seu senhor e, levando consigo de todos os bens dele, levantou-se e partiu, rumo da Mesopotâmia, para a cidade de Naor" (Gn 24:9-10). Assim, o servo de Abraão seguiu viagem em busca de uma pessoa para Isaque.

 

Manter o foco no que Deus deseja

          O servo de Abraão tinha foco. Ele sabia o que procurava e onde devia procurar. Certamente, antes de chegar à cidade de Naor, viu muitas donzelas pelo caminho, mas não perdeu tempo, pois sabia que a pessoa a quem procurava deveria ser da parentela de seu senhor.

          Nesse caminho, muitos jovens crsitãos hoje têm sido enganados por se desviarem do foco desejado por Deus. A pessoa escolhida para ser seu cônjuge não deve ser buscada numa esquina qualquer, nas boates, nas baladas, entre os vários incrédulos que passam por você, ou mesmo em qualquer sala de bate-papo virtual. Se algum desses surgir em sua frente, não se distraia, siga viagem. O melhor lugar para você  encontrar o seu futuro cônjuge é na vida da igreja.

 

A importância da oração para saber qual a vontade de Deus

          "Fora da cidade, fez ajoelhar os camelos junto a um poço de água, à tarde, hora em que as moças saem a tirar água. E disse consigo: Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, rogo-te que me acudas hoje e uses de bondade para o meu Senhor Abraão! Eis que estou ai pé da fonte de água, e as filhas dos homens desra cidade saem a tirar água" (Gn 24:11-13).

          O servo de Abraão, ciente de sua responsabilidade, não quis fazer a escolha por si só, pois não queria ser enganado. Muitas mulheres estariam ali, o que difucultaria enormemente sua escolha, por isso ele orou pelo favor do Senhor.

          Louvado seja o Senhor pela oração, que sempre nos ajuda a identificar o que Deus quer. A oração nos ajuda a discenir quem é quem e a separar a nossa escolha da escolha de Deus. Ela age como um trilho, apresentando uma linha firme, segura e definida por onde devemos seguir. Age também como um imã que atrai o que Deus tem reservado no coração para cada um de nós. A escolha da pessoa com quem vamos nos casar deve acontecer debaixo de muito temor, tremor e oração. Por um lado, somos nós que escolhemos; por outro, é Deus quem escolhe nosso cônjuge. Por isso você deve orar ao Senhor, contar-Lhe sau necessidade e pedir-Lhe para supri-la.

          Além de orar ao Senhor, o servo pediu um sinal para ter certeza de que não cometeria nenhum erro em sua missão: "Dá-me, pois, que a moça a quem eu disser: inclina o cântaro para que eu beba; e ela me responder: Bebe, e darei ainda de beber aos teus camelos, seja a que designaste para o teu servo Isaque; e niso verei que usaste de bondade para com o meu senhor" (v. 14).

 

Algumas características de Rebeca

          Depois que ele orou, rogando pela bondade de Deus e por um sinal, cheio de significado espiritual, Rebeca apareceu com traços e comportamento ímpares:

          "Considerou ele ainda, quando saiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo um cântaro ao ombro. A moça era mui formosa de aparência, virgem, a quem nenhum homem havia possuído; ela desceu à fonte, encheu o seu cântaro e subiu. Então, o servo saiu-lhe ao encontro e disse: Dá-me de beber um pouco da água do teu cântaro. Ela respondeu: Bebe, meu senhor. E, prontamente, baixando o cântaro para a mão, lhe deu de beber. Acabando ela de dar de beber, disse: Tirarei água também para os teus camelos, até que todos bebam. E, apressando-se em despejar o cântaro no bebedouro, correu outra vez ao poço para tirar mais água; tirou-a e deu-a todos os camelos. O homem a observava, em silêncio, atentamente, para saber se teria o Senhor levado a bom termo a sua jornada ou não" (vs. 15-21).

          Podemos observar, portanto, que Rebeca possuía atitudes e características que a tornavam especial, como o fato de dar água para os camelo, ser formosa, ser virgem e descer ao poço, cujos sentidos espirituais e aplicações prática em nosso viver vamos apresentar abaixo.

          Por que o servo de Abraão colocou a questão de dar água para os camelos como um parâmetro? Porque somente alguém com dom de servir tem iniciativa de fazer algo sem que lhe seja mandado. O que uma pessoa comum faz numa situação dessas é dar o que lhe foi solicitado, mas uma pessoa especial comom Rebeca foi capaz de ir além, dando de beber também aos camelos. Dar água a u  só homem é fácil porque dois copos d'água podem ser suficientes para satisfazê-lo. Agora, dar água para dez camelos é muito trabalhoso, demorado e até mesmo exaustivo, pois há necessidade de se descer à fonte com o cântaro e subir várias vezes oara saciar a sede de todos eles, do que se conclui que ela não era preguiçosa.

          Rebeca era mui formosa. Provérbios 15:13 nos diz que o coração alegre aformoseia o rosto. Muitas jovens irmãs pensem que o que lhes dá destaque é o tipo de enfeite, roupa e cabelo, somados ao modo de andar, de olhar e o jeito de insinuar-se para os rapazes, mas um coração alegre faz a pessoa experessar uma beleza física. Em 1 Pedro 3:3-4 há, até mesmo, uma advertência quanto ao assunto: "Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus".

          Muitos jovens também são iludidos no modo como pensam que as irmãs são atraídas ou fazem suas escolhas. Imaginar que o corpo atlético, as tatuagens, o tipo de carro e a força física são o que realmente as impressionam é um engano. Esse perfil realmente pode significar alguma coisa para aquelas que têm o coração no que é terreno. Mas quando o anelo é constituir uma família sólida, feliz e que coopera com o cumprimento do propósito de Deus, nada disso se tornará importante. Os jovens rapazes precisam voltar-se para aquilo que no final será decisivo para serem escolhidos por uma jovem - sua consagração, maturidade e segurança em Cristo.

          Em 2 Coríntios 11:2 nos mostra que estamos sendo preparados (tanto homens quanto mulheres) como virgens puras ao nosso marido, que é Cristo. Talvez no passado você tenha cometido algum erro por ignorar as consequências, mas, peo fato de ter se arrependido genuinamente, o Senhor o perdoa e já não se lembra mais do seu pedido. Em 1 Jo 1:7b-9 vemos que, quando confessamos os nosso pecados, o sangue de Jesus nos perdoa e nos purifica de todo pecado e injustiça. Não há pecado tão grande que o sangue Dele não seja suficientemente eficaz para eliminá-lo. Nós temos um sumo sacerdote que se compadece de nós, que pode salvar-nos completamente, quando nos achegamos a Ele, e que se esquece das nossas transgressões (Hb 4:15-16; 7:25). Além disso, podemos alcançar misericórdia (Pv 28:13). Como o nosso Senhor é maravilhoso!

          O que signiifca descer ao poço? Descer significa humilhar-se diante do Senhor, que é nossa fonte de vida, alegria, paz, perdão e de todas as virtudes. Quando você tem tal postura, você sobe com o cântaro cheio, que representa a alma cheia do Espírito, e fica pronto para dar dessa água a todos os viajantes sedentes, que são as pessoas em sua jornada terrena.

 

Estamos sendo observados por alguém

          Em nossa própria casa, no lugar onde trabalhamos, no lugar onde estudamos, na casa de amigos e parentes e nas reuniões da igreja, devemos ter um viver familiar, social e de reuniões normal. Como agir de forma adequada nesses ambientes? Em sua vida fmailiar, permita-se ser regido pelo amor e submissão; em sua vida social, seja uma pessoa gentil, recatada, porém atenta às necessidades das pessoas; e em sua vida de reuniões, supra os santos com a água da Palavra e sirva-os com seus talentos. Mas lembre-se: orar, invocar o nome do Senhor, ler e orar a Palavra do Senhor, falar e cantar os hinos, ruminar e profetizar a Palavra são ferramentas  imprescindíveis na vida dos jovens que estão procurando seu escolhido. Se você cultivar esse tipo de viver, indubitavemente setá percebido(a) e abençoado(a).

          Pondere nisto: você é especial, consegue brilhar em meio a tantos outros ou se perde na multidão? Como tem sido sua postura diante de Deus, dos irmãos da igreja, de sua família e nas reuniões? Você é daqueles que desejam casar-se, mas não se importam muito com a própria postura e condição espiritual?

          Nunca pense que você, jovem, não está sendo observado, pois está. As pessoas desejam saber se você é a resposta da oração feita por elas, se você tem traços e comprotamento apropriados. Sempre tem alguém observando-o para saber se você tem um brilho mais reluzente que os demais. Em cada atitude que você tem e palavra que profere, você semeia

 

 

Uma Vida com Propósito e Qualidade Interior

O CASAMENTO DOS SONHOS... DE DEUS!

12-01-2013 14:26
O Casamento é uma ordenação de Deus           O Casamento e a família foram instituídos e ordenados por Deus antes mesmo que o pecado entrasse no mundo. Em Gênesis lemos: "Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma...

DAÍ SE COMEÇOU A INVOCAR A INVOCAR O NOME DO SENHOR

12-01-2013 13:08
...daí se começou a INVOCAR O NOME DO SENHOR             Invocar o nome do Senhor não é algo recente. Os homens dos tempos mais antigos já tinham essa prática. De Gênesis até Apocalipse acompanharemos, segundo a sequência bíblica, a...